Há alguns meses venho tendo uma flutuação na audição do ouvido direito, acompanhada de um zumbido. A perda auditiva é moderada, mas um pouco mais intensa principalmente nos graves.
Fui em um otorrino e ele viu apenas uma retração no tímpano e um pequeno edema, receitando corticóide/anti-histamínico. Não melhorou.
Nesse meio tempo tive uma crise muito forte de vertigem que durou horas, algo que nunca tive, a ponto de não conseguir ficar em pé e vomitar muito.
Nos dias seguintes à crise, a audição deu uma reestabelecida e os zumbidos diminuíram.
Cerca de um mês e meio depois, acabei tendo outra crise dessas, muito parecida com a primeira.
Acabei indo em outro otorrino após ter a segunda crise, e após examinar o ouvido, viu que eu não tinha nenhuma retração ou edema, e pediu alguns exames para avaliar o ouvido interno (Eletrococleografia, OEA e BERA), suspeitando ser Síndrome de Meniére.
Ainda não fiz os exames, mas lendo a respeito, bate direitinho com o que tenho sentido.
Vi que uma das principais medidas a se tomar para "controlar" a doença a longo prazo é ter uma dieta bem restrita, principalmente moderando o sal e açúcar para evitar picos de insulina, ambos atuam na retenção de líquido no labirinto, que provoca a doença.
Enquanto não faço o exame (marcado para daqui um mês) tenho tentado seguir uma vida normal, mas de cara já cortei álcool, cigarro (nem fumava mesmo), cafeína, e tenho tentado observar bem essa questão do sal e açúcar.
Alguém aqui tem isso?