Caríssimos,
A história é grande. Estou montando minha carteira. Vi em algum lugar que a forma correta de fazer isso é que não devemos ir atrás das empresas, faz sim fazer as empresas correrem atrás da gente. Trocando em miúdos, quer dizer que devemos estabelecer nossos critérios e encontrar empresas que se encaixem nesses critérios.
Pois bem, pelos meus planos, pretendia ter umas 2 ou 3 empresas do setor de Materiais Básicos. Então peguei as 39 ou 40 empresas marcadas nesse setor e comecei a aplicar os filtros.
1 - O primeiro filtro foi ter os últimos 5 anos com lucro não negativo (desse filtro, sobrou apenas 9 empresas);
2 - O segundo filtro é ter ON com tag along 80%+ nas ONs (todas passaram, se o tag along fosse de 100%, só as gerdau teriam passado);
3 - O terceiro filtro é ter liquidez nas ON (aqui só sobraram as Gerdau - GGBR/GOAU).
Não cheguei ao 4o e 5o critérios que são lucros consistentes e dívida controlada porque as duas são alerta.
Contada essa história,ficam as perguntas. O setor é realmente assim zicado? Vou ter que afrouxar algum critério para tentar considerar alguma empresa que teve um ano ruim? Estou usando uns critérios muito duros para escolher as minhas empresas? Estou analisando de uma forma errada como funciona esse setor?