Ásia
Os mercados de ações asiáticos fecharam a jornada desta quarta-feira com rumos distintos. Se por um lado Honk Kong e Tóquio tiveram perdas, Xangai fechou com ganhos expressivos. No entanto, a bolsa chinesa havia recuado 6,1% na véspera. Os investidores seguem temendo o ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo. Há também preocupação com novas desvalorizações no yuan e com a liquidez.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam no vermelho nesta quarta-feira. Entre os assuntos que norteiam os negócios estão a aprovação do novo pacote de ajuda à Grécia no parlamento da Alemanha e também a expectativa para a divulgação da ata do Fomc. A preocupação com o cenário asiático também tem importância na sessão.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam que a jornada desta quarta-feira deverá ser de perdas. O mercado aguarda com ansiedade a divulgação da ata da reunião do Fomc, que pode trazer sinais mais claros de que o Federal Reserve deverá realmente aumentar os juros em seu próximo encontro.
Brasil
A instabilidade do mercado externo, somada às incertezas do interno, deve fazer desta quarta-feira mais um dia de incertezas nos mercados de ações. Lá fora, China, Grécia e a ata do Fomc devem seguir pressionando. Por aqui, a disputa do governo em conseguir governabilidade e a aprovação das medidas fiscais dita o ritmo.
Câmbio
Apesar da desaceleração no ritmo do crescimento da cotação do dólar comercial nos últimos dias, o mercado tende ainda a ser bastante incerto devido a problemas tanto internos quanto externos. A volatilidade foi reduzida nas últimas semanas devido a maior intervenção do Banco Central desde a primeira semana de agosto.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (19), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11 mil contratos de rolagem dos contratos de setembro de 2015, com opções de vencimento entre julho e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo