Salve Salve amigos!
Cá estou, escrevendo meu primeiro texto no fórum.
Gosto muito quando o Bastter afirma que avaliar empresas não é tanto uma questão de matemática, mas também de arte, sensibilidade e magia.
Gosto muito desse conceito… E durante minhas avaliações, uma das varinhas mágicas que gosto de usar se chama “PSR”.
Mas que diacho é esse tal de PSR???
PSR (que vem do inglês Price/Sales Ratio) é uma relação que compara o preço de uma empresa com as suas vendas durante um período fiscal.
Ou, em outras palavras, é uma espécie de múltiplo de vendas; um índice para cada Real de vendas de uma empresa. O quanto pagamos por cada Real de Venda, ao invés de cada Real de Lucro.
E, como qualquer índice, é importante que seja usado para avaliar empresas de um mesmo setor, e com valores de capitalização próximos.
Um índice baixo pode indicar uma possível desvalorização, enquanto um alto, digamos acima da média do setor, pode sugerir a sobrevalorização de uma empresa no mercado.
LEMBRANDO que, como qualquer outra relação, o PSR não deve ser considerado isoladamente, pois traz uma visão bem estreita de uma ação. Como disse, é apenas uma das varinhas mágicas que podemos usar em nosso show!
A maneira que uso para encontrar o PSR é bem fácil! Eu gosto de usar o EV (Entreprise Value; que é o preço da ação X o número de ações + a dívida da empresa), dividido pela Receita Líquida do período fiscal.
Quanto menor for o índice, mais atraente o investimento. Ele mostra quanto o mercado está valorizando cada Real de vendas de uma empresa; podendo ser um potente critério…
Também, um índice baixo pode ser eficaz na avaliação de ações de crescimento que estão passando por um revés temporário.
Vou tomar como exemplo duas empresas da área de construção, com valores de capitalização próximos:
“Eztec”
Valor da empresa+sua dívida (EV)= R$1.750.000.000
Receita Líquida= R$920.000.000
PSR=1,9
“Helbor”
Valor da empresa+sua dívida (EV)= R$1.980.000.000
Receita Líquida= R$1.620.000.000
PSR=1,2
Cuidado na avaliação!
Olhando os dois índices apenas, a Hellbor parece ser um melhor investimento. Mas porque não é?
Embora tenha receita maior, o nível de endividamento da Hellbor, somado a “qualidade” da Eztec, entre outros fatores, fazem com que o mercado dê mais valor a essa última; elevando assim o seu PSR!!!
Como observação, uma empresa precisa traduzir o seu volume de negócios em ganhos. No caso das empresas de construção, elas tem um volume de vendas elevado, mas nem sempre fazem muito na forma de lucro. Porém, temos empresas que facilmente geram mais grana para cada venda. Por causa desta discrepância, a análise não pode ser tratada da mesma forma para todas as empresas, de todos os setores. Setores diferentes apresentam índices PSRs diferentes!
A dívida é um fator complicante!
Uma empresa sem dívidas com um baixo PSR é um investimento mais atraente do que uma empresa com uma dívida elevada com o mesmo PSR (caso da Hellbor mostrado). Em algum momento, a dívida terá de ser paga, por isso há sempre a possibilidade da empresa emitir mais ações, que vão aumentar a capitalização de mercado e elevar o PSR.
Empresas com dívidas corporativas elevadas podem apresentar baixo PSR. Isso ocorre porque as suas vendas ainda não sofreram uma queda também elevada, enquanto o preço das suas ações derretem. Vejo isso na Randon, por exemplo. Uma empresa no prejuízo, nem vale a pena olhar o PSR.
Enfim, um baixo índice PSR pode indicar potencial de valor não reconhecido; desde que outros critérios (entre eles as altas margens de lucro e sua tendência, baixos níveis de dívida, perspectivas de crescimento, etc), estejam confirmadas.
Em tempo, alguns usam a seguinte fórmula para a análise do PSR: (Preço da ação / (Receita líquida / N. de ações)).
Eu prefiro deixar a minha continha mais simples! Assim sobra tempo para ir ao cinema!