Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta quinta-feira com perdas. Mais uma vez a preocupação com a China deu a tônica para o mercado. A expectativa é para a divulgação dos números do PMI Manufacturing chinês, marcado para amanhã desta sexta-feira na segunda maior economia do mundo, o que pode alimentar a decisão de uma nova desvalorização do yuan.
Europa
No continente europeu, a jornada desta quinta-feira é marcada por perdas. Os investidores estão preocupados com os dados e especulações sobre a China, além de estarem avaliando os dados divulgados na ata da reunião do Fomc. Por outro lado, as ações das empresas mineradoras do continente pesam positivamente.
EUA
Os índices futuros de Wal Street sinalizam para uma manhã de quinta-feira de perdas no mercado de ações americano. O foco da preocupação dos investidores é o baixo preço do barril do petróleo, que é negociado na casa dos US$ 40 por barril. A ata do Fomc e a volatilidade das bolsas chinesas também preocupam os investidores.
Brasil
Além de todo o clima externo negativo, com o petróleo em queda, incertezas na China e a ata do Fomc, o cenário interno é ainda é bastante incerto e tenso. As constantes disputas no Congresso para a aprovação de temas ligados ao ajuste fiscal contribuem para a grande insegurança do investidor.
Câmbio
O clima incerto, tanto externo quanto interno, segue afetando diretamente o mercado de câmbio, que varia sem um rumo muito claro no passar dos últimos dias. A moeda americana segue oscilando na casa dos R$ 3,50, fechando alguns dias pouco acima, outros pouco abaixo.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (20), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11 mil contratos de rolagem dos contratos de setembro de 2015, com opções de vencimento entre julho e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo