Ásia
As bolsas de valores asiáticas encerram a jornada desta sexta-feira mais uma vez em queda. Assim como nos outros dias, e em outros mercados, as perdas foram motivadas pelo temor com o desempenho da China. Desta vez, os dados do PMI do setor manufatureiro chinês, divulgado nesta manhã, ficou abaixo do esperado, registrando 47,1 pontos, sendo que o resultado anterior foi de 47,8 pontos e a aposta do mercado era de 47,7 pontos.
Europa
O desempenho das bolsas europeias nesta sexta-feira segue a tendência dos mercados por todo o mundo e opera no vermelho. Nos últimos dias a preocupação constante com a segunda maior economia do mundo faz com que os investidores fujam das bolsas. Além disso, há uma certa preocupação com a Grécia, principalmente após a renúncia do primeiro-ministro e a convocação de novas eleições.
EUA
Após a sessão da véspera, que foi a pior em 18 meses em Wall Street, a sexta-feira indica que será mais uma vez negativa para as bolsas americanas. Entre os fatores que preocupam os investidores estão as situações da Grécia e da China, além da constante queda da desvalorização do petróleo.
Brasil
Por aqui, o dia deve ser mais uma vez de incertezas e apostas. Todo o cenário externo é negativo e deve predominar no ânimo dos investidores nesta sexta-feira. No entanto, o clima político interno pode piorar ou melhorar este cenário. Os desdobramentos da denúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pela Procuradoria Geral da República, pode acirrar ainda mais os ânimos no Congresso, mas uma eventual renúncia, ou afastamento do cargo, pode dar força ao governo.
Câmbio
Toda a incerteza e clima negativo registrados nos mercados por todo o mundo, o dólar comercial deve seguir sua rotina de volatilidade dos últimos dias. Na véspera, mesmo com todas as pressões negativas, a divisa teve um importante recuo, o que pode levar a um movimento de realização na jornada de hoje.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (21), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11 mil contratos de rolagem dos contratos de setembro de 2015, com opções de vencimento entre julho e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo