24 Financiamento X Investimento comentada em 11/11/2015 15:52 #PAS bochio em 24/08/15 9:38 comentada em 11/11/2015 15:52 Recentemente o @Bastter comentou num post que tem que pagar qualquer dívida antes de começar a investir. Estou fazendo um pouco diferente e queria o opinião da galera do site.Eu tenho um financiamento do apto próprio com a Caixa que está correndo a 3 anos (antes de eu conhecer o bastter.com) a taxa de juros é de 8,5% mais um gasto fixo de R$100,00 por mês.Nos 2 primeiros anos eu pegava todo o dinheiro que sobrava e antecipava sempre diminuindo o prazo do financiamento. Nesse último ano estou fazendo diferente, montei minha carteira no TSDB de forma conservadora colocando 55% do patrimônio em renda fixa (alguns papéis do TD, sendo a maior parte Tesouro SELIC) e o que sobra no mês vai tudo para os investimentos.Além disso, como sou um pobre assalariado, pretendo ir usando FGTS para ir reduzindo o valor das prestações. Salvo as surpresas que o futuro reserva, se nada mudar em mais 3 aportes do FGTS (6 anos) o financiamento será liquidado.Em último caso se alguma surpresa ocorrer e for totalmente necessário posso usar a parte que está no tesouro direto para abater no financiamento o restante da carteira que está em FIIs e Ações é patrimônio e seria a última opção.O que vocês acham desta estratégia? Vale a pena?