Fiz esse texto a pedido de um amigo e resolvi compartilhar aqui com os amigos...
Conversando com meu primo, assunto: compra coletiva.
- Comprar ou deixar passar essa oportunidade?
Vem outras perguntas:
- Mas isso é uma oportunidade? Esse preço está realmente baixo?
- Ou é só mais uma oferta entre as milhões que surgem ao navegar na internet?
- Ou ainda, é uma oportunidade de conhecer um lugar novo, já sabendo quanto vai gastar?
Muitas perguntas têm me passado pela cabeça ao se falar em compras coletivas. Essa conversa com
meu primo só me inspirou a colocar esse tema abertamente nesse artigo.
Vou dar uma breve explicação o porquê desses pensamentos todos:
No início desse fenômeno das compras coletivas, comprei muitas coisas. Era uma rotina quase que
diária ficar caçando ofertas aliando preço, proximidade e afinidade com o produto (ou serviço).
Comprei muito. Economizei muito (Será?). Aproveitei e conheci muitos lugares.
Comprei desde uma bela paella por R$30,00 num restaurante que eu dificilmente iria se não fosse
por essa oferta, até uma oferta de “queijos e vinhos”, num shopping que passava todos os dias e que
não passava de 100ml de vinho com uma cesta de pão, uma ninharia de pastinha e cubinhos de
queijo. Ahh, isso custou quase o preço da pael la.
E mais perguntas...
- Valeu a pena?
- Economizei?
- Foi uma oportunidade?
Logicamente, só posso responder essas perguntas sem generalizar.
Lógico que a paella valeu super a pena, foi uma oportunidade única e economizei.
E o “queijos e vinhos”? Quero mais falar sobre isso não!
Dado isto, vamos pro lado econômico da coisa?
Os sites de compra coletiva nos fazem economizar? Ou nos enganam?
Agora eu me permito generalizar. Compra coletiva nada mais é do que publicidade, uma forma
de marketing. Não, não to dizendo que é ruim. O bom marketing é bom pro consumidor também.
Mas devemos encarar as compras coletivas, como um comercial de TV comum.
Agora eu volto ao título: Quer economizar ou quer ser enganado? Parece uma decisão óbvia, não?
Na prática é difícil...os sites de compra coletiva são muito bons em convencer. Dá vontade de
comprar logo, né?
Eu preparei um plano pra mim e proponho que você faça o mesmo. Tenha o SEU PLANO!
- Quantas vezes eu saio por mês ?
- Quanto eu gasto com lazer por mês ?
- Restaurantes, lanche, barzinho, cinema... ?
Respondidas essas perguntas você já começa a ter um norte:
Eu saio umas 3 ou 4 vezes/mês pra comer, pra ir num barzinho, restaurante ou pra fazer um lanche
e a média de gasto é de 100 reais/vez. Essas saídas geralmente são as sextas e sábados, e raramente
pro almoço de domingo.
Na prática, só de você pensar isso, você já eliminou boa parte das milhares de ofertas do site.
Com a concorrência, esses sites se viram obrigados a colocar mais e mais ofertas e muitas delas são
válidas só nos dias de semana, muitas delas são longe da sua casa, muitas delas são coisas que você
não usa, resumindo, muitas delas são ofertas ruins.
Eu só compro se:
- O prazo de uso for longo: - Não quero perder o dinheiro, perdendo o cupom.
- Não necessite marcar com antecedência: - Não quero perder alguma festa, algum programa mais
legal, algum programa gratuito, só porque comprei um cupom.
- Se puder usar no fim de semana: - Se eu não saio nos dias de semana, pra que vou comprar um
cupom desses ? Ao invés de economizar, vou estar gastando. Tem uma frase que gosto muito:
“Promoção quando você não precisa, não é promoção. É gasto desnecessário!”
- Se o desconto compensa a distância: - Vejo muitas ofertas legais em Pedra de Guaratiba, a
maioria de frutos do mar que eu particularmente adoro. Mas simplesmente pensando no desconto,
não vale. Só pra ir pra lá, eu gasto uns 30 reais de combustível e pedágio.
Bom, é por aí. Pensem antes de comprar. Esse tipo de marketing é muito legal, me fez conhecer
vários lugares legais e com preços atrativos. Mas é isso que esses sites são, apenas mais um
instrumento de publicidade.
E você ? Aprendeu a economizar, vai continuar sendo enganado ou vai ser sovina e ficar em casa
perdendo a chance de conhecer bons lugares a preços justos ?
Abraços e até a próxima!
Bruno Guimarães.