Ásia
O caos nos mercados de ações da Ásia se manteve nesta terça-feira, com as principais bolsas do continente registrando perdas por conta de especulações sobre a saúde da economia da China. A bolsa da Xangai teve mais um dia de perdas, encerrando abaixo dos 3 mil pontos, o pior resultado em oito meses. Tóquio também caiu quase 4%, com a exceção ficando para o Hang Seng, que somou 0,72%.
Europa
Depois da chamada "segunda-feira negra", as bolsas de valores europeias operam com ganhos expressivos na manhã desta terça-feira. A virada aconteceu após o governo chinês anunciar que irá intervir, mais uma vez, para manter o ritmo de crescimento do país. Para isso, o banco central chinês reduziu o valor dos juros para empréstimos de até um ano. Além disso, o volume de crédito disponível aumentou e reduziu o depósito compulsório dos bancos.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que a terça-feira deve ser de recuperação nos mercados de ações após uma segunda-feira de perdas expressivas. O resultado de momento é graças as ações tomadas pelo banco central chinês para evitar a desaceleração da economia do gigante asiático. Na jornada de ontem, as bolsas americanas caíram quase 4%.
Brasil
O cenário externo negativo como sell-off global nos mercados de ações, a cena interna foi praticamente ignorada pelo mercado na segunda-feira. Hoje, com as sinalizações do BC chinês de que evitará uma crise maior na China, o dia deve ser de recuperação no Ibovespa, mas também abre espaço para os investidores analisarem a situação interna.
Câmbio
A situação turbulenta do mercado ontem, com os investidores fugindo dos mercados de ações, a compra do dólar comercial é um negócio seguro e provável, o que levou a cotação da moeda americana a disparar quase 2%. Agora, o mercado deve analisar como as medidas do BC chinês vai impactar no
mercado de câmbio.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (25), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11 mil contratos de rolagem dos contratos de setembro de 2015, com opções de vencimento entre julho e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo