Ásia
O clima de pessimismo persistiu nos mercados de ações da Ásia nesta sexta-feira, com a maior parte das bolsas da região encerrando o dia com perdas. Os investidores seguem preocupados com a situação da economia chinesa, que dá sinais de perder força. Com isso, a expectativa é por novas medidas do governo chinês, para estimular a volta do crescimento local. Apesar de negativos em sua maioria, as perdas de hoje foram mais modestas.
Europa
As bolsas europeias operam nesta quarta-feira com ganhos, depois de mais um dia com alta volatilidade da Ásia, mas que ao final do dia apresentou uma ligeira melhora. A expectativa de momento é para a reunião do Banco Central Europeu (BCE) que acontece nesta quinta-feira, sendo que o mercado espera sinalizações de eventuais programas para estimular a economia.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para um início de jornada positivo, após registrar na véspera o pior começo de setembro em 13 anos. O entendimento é que os preços das ações está baixo e de que este é um momento para comprar. A China e o futuro dos juros americanos seguem como principal preocupação local. Além disso, os dados do mercado de trabalho também chamam a atenção dos investidores.
Brasil
Além de todo o cenário externo conturbado, a preocupação com a economia local e o momento político dão importante tônica para as bolsas de valores locais. As discussões sobre o orçamento de 2016, a situação do ministro da Fazenda Joaquim Levy e o risco do Brasil perder o grau de investimento acentuam o clima ruim, que pode persistir nesta quarta-feira mesmo com uma tendência melhor na Europa e EUA.
Câmbio
As incertezas nos mercados globais elevam a procura pela moeda americana, que segue a rotina de montanha russa das últimas jornadas. Ontem, a divisa se aproximou da casa dos R$ 3,70, mas acabou cedendo um pouco. As sinalizações dão conta de que o governo brasileiro não deve fazer grandes esforços para conter a divisa em sua escalada.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (2), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9h45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções de vencimento entre agosto e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo