Há muitos anos fiz um MBA, pagando com um dinheiro suado, que pesava bastante na minha conta mensal. Era sexta e sábado a cada 15 dias. Ia sempre muito animado e ansioso para aprender. Os professores eram muito qualificados, alguns famosos autores de livros.
Estava focado no conteudo. Alguns professores eram verdadeiros artistas, quase animadores de auditorio. Esses a turma adorava.
Outros eram mais timidos, mas também tinha excelente conteudo a apresentar. A diferença era que demandava maior esforço para manter a atenção. Isso para mim não importava, pois estava lá focado em aprender e não para me divertir.
O problema era que metade da turma só queria se divertir e metia o pau nestes professores mais sérios. às vezes atrapalhando as aulas. Coincidencia ou não, essa metade era formada por aqueles que tinham sua mensalidade paga pelas empresas em que trabalhavam.
Outro dia alguém aqui publicou um extenso relatório sobre a WEG, com vários dados das empresas, excelente. O cara disponibilizou de graça um material valioso. Tem gente que aparece para reclamar que o relatório é extenso. Talvez queriam um resumo...
Tem gente que criticou o cara por ter feito um relatório detalhado. Esse é o cúmulo da inveja do esforço dos outros. O cara tem preguiça e acha que todo mundo tem que ter preguiça igual...
O mundo está cheio de preguiçosos que acham que vão aprender alguma coisa lendo resumos de livros e indo em palestras motivacionais.