Ásia
As bolsas asiáticas encerram a jornada desta sexta-feira com perdas, com os investidores cautelosos e ansiosos para a divulgação dos dados oficiais do mercado de trabalho americano. O entendimento é que estes números podem ser fundamentais na decisão do Federal Reserve sobre as taxas de juros.
Europa
Os mercados europeus seguem as bolsas asiáticas e operam nesta sexta-feira com perdas. As atenções dos investidores estão voltadas para os Estados Unidos, que divulgará hoje os números oficiais do mercado de trabalho em agosto. A expectativa é que uma forte geração de empregos amenize o temor de uma desaceleração global, mas pode contribuir para elevação dos juros.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para uma sexta-feira de perdas nos mercados de ações, seguindo a tendência da Ásia e Europa. A preocupação geral dos investidores é com os dados do mercado de trabalho americano. Dados positivos podem dar força para o Fed elevar os juros pela primeira vez desde maio de 2006, quando a taxa avançou de 5% para 5,25%.
Brasil
A sessão da véspera foi positiva para o mercado local de ações principalmente devido ao cenário interno, com a presidente Dilma Rousseff garantindo a permanência de Joaquim Levy, ministro da Fazenda, no cargo. A tranqüilidade externa também pesou, mas o cenário deve ser revertido nesta sexta-feira com os investidores de olho nos números do mercado de trabalho americano.
Câmbio
Após um início de forte alta, principalmente por conta de rumores da saído do ministro Joaquim Levy, o dólar comercial chegou a ser transacionado a R$ 3,80, com a divisa perdendo força mais tarde com a garantia da permanência de Levy. No entanto, a sexta-feira deve pressionar a moeda americana, aumentando a procura em um cenário ainda especulativo.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (2), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9h45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções de vencimento entre agosto e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo