Ásia
Os mercados de ações asiáticos encerram a jornada desta quarta-feira com alta expressiva, com os investidores otimistas após os expressivos ganhos registrados em Wall Street na jornada de ontem. Somente o Nikkei, de Tóquio, subiu mais de 7%, enquanto na China a valorização foi superior a 2%.
Europa
As bolsas europeias operam em forte alta nesta quarta-feira, impulsionadas por dados econômicos alemães positivos e as esperanças de novas medidas de estímulo na Ásia, o que leva os índices acionários para cima. O resultado é puxado pelos dados da balança comercial da Alemanha, mostrando números recordes nas exportações e importações da maior economia da zona do euro.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para mais um dia de ganhos nas bolsas americanas, impulsionados por resultados expressivos na Ásia e também o desempenho de momento na Europa. Entre os fatores que contribuem para o otimismo desta manhã estão os dados positivos na Alemanha e também indícios de estímulos à economia na Ásia.
Brasil
O mercado local de ações teve uma terça-feira com ganhos, mas com resultado abaixo do que foi registrado em outros mercados. Apesar do cenário externo positivo, notícias internas preocupam os investidores, como a sinalização de que o governo federal precisa elevar as receitas e a forma estudada, no momento, é por meio da elevação do Imposto de Renda. Neste cenário, o Ibovespa pode dar mais importância ao cenário interno do que ao externo.
Câmbio
A maior presença do Banco Central no mercado de câmbio, com a realização de leilão de swap cambial e leilões de venda conjugado com de compra de dólar comercial ajudaram a divisa a cair mais de 1% na terça-feira. Além disso, o cenário externo favorável pode contribuir para que a divisa volte a cair nesta quarta-feira.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (9), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções de vencimento entre agosto e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo