Ásia
As bolsas de valores asiáticas encerram a jornada desta quinta-feira com perdas, em dia marcado pela volta da preocupação dos investidores com a atividade econômica global. Os pedidos de compras de máquinas no Japão teve queda de 3,6% em julho, sendo que no mês anterior houve alta de 3,7%. Com isso, aumentam as especulações de necessidade de ação o governo japonês no mercado. Na China, a inflação ao produtor teve queda de 5,9%.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam em queda na sessão de hoje em dia marcado por notícias negativas vindas das duas maiores economias da Ásia: Japão e China. A grande preocupação dos investidores é que os dados negativos vindos do continente asiático prejudiquem o crescimento global.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam que a jornada desta quinta-feira deve ser de ganhos nas bolsas americanas, apesar do resultado de momento ser próximo da estabilidade. Existe uma grande preocupação com os dados da economia Japão e da China, mas os investidores estão na expectativa de dados da economia americana, que podem trazer pistas dos próximos passos do Federal Reserve para taxa de juros.
Brasil
O dia deve ser bastante movimentado no mercado brasileiro de ações. Além de todo o cenário externo incerto por conta de notícias negativas vindas da Ásia e Europa, o dia será de interpretação da decisão da S&P de cortar o rating soberano brasileiro. Com isso, o país perdeu o chamado grau de investimento.
Câmbio
A jornada de hoje promete ser de alta volatilidade nos negócios com o dólar comercial. Tudo isso levando em conta o cenário externo e também o interno. A perda do grau de investimento da S&P pode fazer com que os investidores busquem negócios em aplicações mais seguras, como é o caso do dólar, o que deve pressionar a divisa para cima.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (10), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções de vencimento entre agosto e dezembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo