Imóvel com documentação enrolada, meus pais enquanto casados compraram por documento de compra e venda (desculpa se a linguagem jurídica não for correta, sou totalmente leigo). Minha mãe faleceu e não coloquei no inventário, mas já era divorciada do meu pai. A casa agora está desocupada (eu casei e meu irmão não quer morar na casa sozinho)
Não sei se dei todas as informações necessárias, mas pergunto:
- Casa com documentação enrolada (Só tem esse documento de compra e venda), pode ser alugada ? Perguntei pra um corretor conhecido e ele disse que o risco é de alguém alugar e não pagar, pra tirar o camarada fica difícil não tendo registro no nosso nome. Aconselhou a usar o imóvel ou vender com preço baixo pra quem aceitar comprar assim.
- Um amigo me aconselhou a contratar um advogado pra entrar com uso capião (tb não sei se é assim que se fala/escreve). Morei no imóvel dos 7 aos 26 anos. Meu irmão nasceu lá e morou até os 18 anos e tem 2 anos que ele foi morar com meu pai.
Não tem rolo com a família, meu pai e irmão inclusive já cogitaram morar lá, mas não gostam do bairro. Nesse meio tempo, minha tia é que está cuidando da casa, fazendo reparos, mantendo a casa em bom estado.
O que me indica fazer ? Minha ordem de preferência seria alugar, legalizar(para alugar ou vender) ou em último caso vender como está pra me livrar do rolo.
Obrigado desde já pela ajuda!