Ásia
As bolsas de valores da Ásia tiveram ganhos nesta quinta-feira, com a exceção ficando para o mercado chinês. Os investidores estão de olho no preço do petróleo e também no resultado positivo de Wall Street na véspera. Por outro lado, o baixo volume de negócios evidenciou a cautela do mercado, que está na expectativa da reunião do Fomc.
Europa
Após um início de pregão positivo, com as ações acumulando ganhos, o cenário nas bolsas europeias se reverteu em pouco tempo, com alguns índices indo para o território negativo. O assunto do dia, como não poderia deixar de ser, é a reunião do Federal Reserve que irá decidiri o futuro dos juros americanos nesta quinta-feira.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam que a jornada desta quinta-feira deve começar negativa para as bolsas de valores americanas. Os investidores seguem apreensivos na expectativa da decisão do Fomc, em um cenário que parte dos investidores apostam na elevação dos juros e outra parte acredita na manutenção.
Brasil
Como tem sido de costume, além de todo o cenário externo, o interno tem tido bastante importância no desempenho da bolsa local. Ontem, a forte alta do Ibovespa foi atribuída a possível saída de Aloizio Mercadante da Casa Civil. No entanto, a informação não se concretizou, com o governo mantendo o ministro no cargo, mas escalando Ricardo Berzoini para a articulação política.
Câmbio
O otimismo dos mercados locais ontem contribuiu para a queda na cotação do dólar comercial. No entanto, a reunião do Fed desta quinta-feira e o cenário político interno devem contribuir para mais um dia de volatilidade e pressão sobre a moeda americana, que deve ser – mais uma vez – vista como porto seguro em meio a um cenário incerto.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (17), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções dezembro de 2016 e abril de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo