Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta terça-feira com perdas, com os mercados acompanhado o resultado de Wall Street da véspera, que foi negativo por conta de indicadores da economia chinesa. Somente o Nikkei, de Tóquio, perdeu mais de 4%.
Europa
Os mercados de ações europeus operam nesta terça-feira sem a definição de um rumo, com o foco os investidores voltados para o setor automotivo em meio ao escândalo de emissões da Volkswagen e também nos preços de commodities.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para um inicio de jornada com ganhos, em um mercado ainda cauteloso com os dados da economia da China, futuro da taxa de juros dos Estados Unidos e também o desempenho de empresas ligadas às commodities. Apesar do cenário cauteloso, o dia deve ser de correção após a queda da véspera.
Brasil
Por aqui, o dia deve mais uma vez de tensão no cenário político, com desdobramento nas bolsas. Além de todo o cenário incerto no exterior, as questões econômicas internas e as dificuldades de o governo aprovar medidas e impedir a criação de novos gastos preocupam os investidores. A questão do impeachment da presidente Dilma e um possível rebaixamento do rating brasileiro contribuem para agravar o cenário.
Câmbio
Após a forte alta na jornada de ontem, o dólar comercial deve seguir pressionado nos negócios desta terça-feira devido ao cenário bastante incerto nos mercados interno e externo. Agora, os investidores esperam saber qual será o momento de uma ação mais rigorosa do Banco Central no mercado cambial.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (29), uma sessão de leilão de swap cambial. Ele está marcado para as 9h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 20 mil contratos de setembro de 2015, com vencimento para março de 2016.
Além disso, haverá também uma sessão de leilão de rolagem swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 9,45 mil contratos de rolagem dos contratos de outubro de 2015, com opções janeiro e abril de 2017.
Ainda nesse sentido, haverá também leilões de venda conjugados com leilões de compra de dólar comercial. Serão duas operações, a A e a B, sendo aceitos até US$ 2 bilhões. O primeiro será das 10h20 às 10h25 e o segundo da 10h40 às 10h45. A data de liquidação do leilão A é 2 de dezembro de 2015, enquanto o B m janeiro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo