Ásia
Os mercados acionários da Ásia encerra a jornada desta sexta-feira, em sua maioria, com alta. No entanto, o resultado mostrou um ritmo menor do que nos últimos dias, com os investidores preferindo adotar certa cautela com a expectativa da divulgação dos número do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Um resultado melhor do que o esperado pode sinalizar para a elevação da taxa de juros do Federal Reserve já na próxima reunião.
Europa
As bolsas europeias também operam no azul nesta sexta-feira, seguindo o fechamento das asiáticas com as atenções voltadas para os números do mercado de trabalho americano. No entanto, analistas alertam para uma série de incertezas sobre o crescimento econômico chinês, bem como um iminente aumento da taxa dos juros americanos, o que pode causar problemas à frente para os mercados.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas sinalizam para um início de pregão positivo, com os investidores na expectativa dos números do mercado de trabalho do país. A aposta dos analistas é para a criação de 203 mil novos empregos, ante 173 mil em agosto, com a taxa de desemprego se mantendo em 5,1%. A importância do indicador aumentou após o Fed sinalizar que iria esperar a melhora de indicadores econômicos para decidir pelo aumento dos juros.
Brasil
As quedas registradas na última semana e nos primeiros dias a atual fizeram com os investidores voltassem às compras no Ibovespa, chegando até mesmo a ignorar questões da política interna. Além disso, um cenário externo atraído pelo risco contribui para a volta dos investidores, que aguardam a divulgação de dados da economia americana com ansiedade. Por aqui, o cenário político deve mais uma vez ter papel importante para os negócios.
Dólar
A moeda americana encerrou a jornada de quinta-feira com valorização, voltando a fecha acima do patamar de R$ 4,00. A volatilidade na cotação da divisa mostra um cenário especulativo e de certa cautela por uma parte dos investidores. O cenário externo é favorável, o que deixa a situação ainda mais imprevisível.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (2), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10,275 mil contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo