Amigos,
Partilho minha recente experiência para encontrar um inquilino:
- Ano passado procurei algumas imobiliárias para colocar meu AP para alugar. Todas queria exclusividade e apresentavam contratos de prestação de serviço que mais pareciam uma procuração de plenos poderes;
- Fiquei com o pé atrás, mas acabei me rendendo, porque viajo muito e não tenho tempo para cuidar direito do assunto.
- Pois bem, tentei em duas e não conseguiram alugar meu AP. Depois encontrei um inquilino através de um conhecido e deu tudo certo.
- Em Julho o AP ficou vago novamente e tive que recomeçar, mas desta vez tentei primeiro o OLX.
- O que aconteceu? Agora as imobiliárias é que faziam contato, já com um inquilino para apresentar. Pude então escolher o inquilino e a imobiliária, impondo também o contrato do jeito que eu queria!
- Ou seja, quando faz contrato de exclusividade, parece que os caras "sentam em cima". Quando eles tem um inquilino já para apresentar, fica muito mais fácil, pois eles não querem perder a oportunidade.
- Demorei 2 meses para alugar e aluguei para um excelente perfil: funcionário público, solteiro, com salário acima da média e com folga para pagar o aluguel. Pedi também para aprovar o cadastro do inquilino e a imobiliária aceitou.
- O OLX funciona muito bem, mas vale à pena pagar. Nas primeiras semanas tive poucas visitas no anúncio, depois resolvei pagar R$45 para que meu anúncio ficasse em destaque nas pesquisas. As visitas explodiram e os contatos também! Tive somente um contato de particular. O resto foi de imobiliárias. Houve no total mais de 700 visitas em 2 meses de anúncio.