Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta sexta-feira com ganhos, com os investidores seguindo a tendência de ontem em Wall Street, que foi positiva principalmente após a divulgação da ata da reunião do Fed. O entendimento é que com a manutenção dos juros, o dólar ficará mais fraco, que ajudará no crescimento dos países da região, como a China.
Europa
Os mercados de ações da Europa operam nesta sexta-feira no azul, seguindo o enceramento da jornada de ontem nos Estados Unidos e de hoje na Ásia. A decisão do Federal Reserve de manter os juros inalterados enquanto persistirem os sinais de uma economia deteriorada animou os investidores, mesmo com a autoridade monetária sinalizando que um possível aumento dos juros é previsto ainda em 2015.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para um começo de jornada positivo para as bolsas americanas, em dia que deve ser marcado pela “digestão” da ata da reunião do Fomc. Os analistas já estão de olho na próxima semana, quando começa a temporada de divulgação de balanços do terceiro trimestre. O mercado também está de olho no pronunciamento de alguns dos titulares regionais do Fed.
Brasil
O mercado brasileiro nos últimos dias praticamente ignorou o cenário político interno, que foi bastante agitado com a abertura do processo contra a candidatura de Dilma no TSE e a sugestão da reprovação das contas no TCU. Com isso, o Ibovespa voltou ontem a fechar com 49 mil pontos, maior valor desde meados de agosto. Agora, com o cenário externo positivo, analistas se dividem entre um momento de realização de lucros, ou de manutenção das compras dos ativos.
Câmbio
A volta do apetite dos investidores pelo risco nos últimos dias foi um dos principais motivos para a queda da cotação da moeda americana. Ontem, com a divulgação da ata da reunião do Fomc essa tendência se confirmou, com o dólar comercial encerrando a R$ 3,80. No entanto, ainda é incerto o quanto o investidor está disposto ao risco e qual é o novo nível da cotação da divisa para o mercado.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (9), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo