Sou novo por aqui e ainda estou estudando opções e as operações, comecei a estudar a OT e fiquei com umas dúvidas.
1- quando vendo uma opção de compra, ela é um contrato direto entre eu e uma outra parte? pergunto isso, pois se quem comprou não exercer seja lá por qualquer motivo (ficou indisponível no dia do venc.) eu não seria exercido? Ou a Bolsa sempre irá me exercer caso o preço do papel esteja no strike ou acima?
2- no caso de uma OT, exemplificando:
Papel petr4 a 8,12, eu vendo uma opção de strike 8 a 0,32, não haveria uma lacuna de ganho maior que apenas o 0,20, digo isso pois pra quem comprou a opção não vale a pena exerce-la enquanto o papel não superar 8,32, com isso eu não ganharia somente os 0,2, como também a diferença de preço do papel desde que abaixo de 8,32 pelo que paguei quando montei a operação. No caso do exemplo acima, supondo que o papel chegue até 8,30 (na qual ainda nao vale a pena ser exercido) como comprei por 8,12 e venderia por 8,30 para desmontar, ganhando mais a diferença de 0,18.
Esta correto a minha conta? Pergunto pois sempre vejo dizerem que o ganho máximo de OT e quando somos exercidos, e vejo esta lacuna de ganho maior antes de chegar ao valor que entendo ser o interessante pra ser exercido.
Willian