Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a segunda-feira com resultados opostos, com os investidores mais uma vez preocupados com o desempenho da economia chinesa, que teve seu PIB mais uma vez confirmando a tendência de arrefecimento. O avanço de 6,9% no terceiro trimestre ficou praticamente dentro do esperado pelo mercado.
Europa
Também sem a definição de um rumo, os mercados de ações da Europa operam com ganhos na jornada de hoje, com os investidores analisando os números que confirmam um crescimento menor da economia da China. Com isso, o mercado aguarda algum anúncio importante principalmente na semana em que o presidente Xi Jinping visitará o Reino Unido.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas também indicam uma indefinição no que diz respeito ao início da jornada. Assim como em outras praças, a situação do crescimento da economia da China preocupa, assim como as expectativas para a divulgação dos balanços de importantes empresas.
Brasil
Depois de muita especulação no final da última semana, com o rebaixamento da nota da dívida brasileira por parte da Fitch e também indicações da saída do ministro Joaquim Levy, a semana começa com a garantia da presidente Dilma da permanência do titular da pasta da Fazenda. No entanto, dados da China e a continuidade da disputa política pela aprovação do ajuste fiscal a abertura do processo de impeachment preocupam os analistas.
Câmbio
A volatilidade deve seguir presente. É uma características de momentos de incertezas, em que o cenário especulativo permanece, com o dólar comercial sendo considerado um investimento de menor risco. Questões externas, como a China, e internas, como a parte política, devem movimentar e orientar o rumo dos negócios.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (19), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo