As imobiliárias nos lançamentos apresentam para o comprador, via de regra, 2 formas de pagamento: tabela longa e tabela curta. A longa considera um financiamento bancário. A curta é montada pela imobiliária (ou para a imobiliária) e considera que o comprador vai usar somente de recursos próprios. Eu fiz um investimento e usei a tabela curta apresentada pela imobiliária. Chequei a fazer numa planilha uma proposta alternativa mas não fiquei confiante se no final eu estaria pagando um pouco mais. Pelo pouco que consegui pesquisar, eu teria que me utilizar da TIR para poder montar uma tabela curta alternativa. Em tempo, onde complica é com relação às parciais extraordinárias.
Tipo assim: uma tabela curta da imobiliária fictícia propunha:
Valor à vista: R$160.000,00
ou
- Entrada: R$50.000,00;
- 18 meses pagando R$3.000,00 (corrigidos pelo INCC);
- 4 intermediárias de R$20.000,00 (junto com as 5a, 9a, 13a e 17a parcelas mensais).
Daí:
1) Se eu quisesse propor só 3 parcelas intermediárias espaçadas a cada 6 meses e manter o prazo em 18 meses; ou
2) só 2 parcelas intermediárias (no 9o e no 18o mes) e 18 meses;
3) Encurtar o prazo em 16 meses e não fazer nenhuma intermediária;
etc, etc, etc.
Alguém teria um modelo para colocar em planilha e fazer estudos para propostas de tabelas curtas para apresentar como alternativa à imobiliária ?