@senesino, conforme conversamos no chat, vou tentar elaborar melhor a ideia.
@Bastter, por favor, leia com carinho antes da voadora!
@mille, gostaria muito da sua opinião!
Pensei em uma maneira de tentar diminuir o risco dos aportes das empresas da minha carteira. Depois de ter as empresas da minha carteira escolhidas, aportaria nas que estivessem melhorando (segundo meus critérios), com um limite % máximo para cada empresa (por exemplo, nenhuma empresa pode ter mais que 15% da carteira). Assim, investiria na empresa com melhores fundamentos da minha carteira até ela chegar a 15%, daí iria pra segunda, pra terceira, e assim por diante...
Mas não aportaria em empresas que estivessem com seus fundamentos piorando.
É claro que exigira um acompanhamento maior do que comprar o que o TSDB mandar... mas minha preocupação é ficar um longo tempo aportando em empresas que estão piorando (apesar de não ser o caso de sair da empresa).
Se a empresa é boa e teve um trimestre ou ano ruim, sem problemas, ficaria esse tempo sem aportar nela. Quando ela voltasse a melhorar, voltaria a aportar.
Se ela continuar piorando, sem aportar nela, já estou saindo indiretamente (como o Bastter explica no vídeo "como sair das empresas sem dor").
Alguém falou: "se a Ambev piorar um pouco, continua sendo muito boa". Concordo, poderia pensar em algum critério para essas empresas muito boas que continuam sendo muito boas se piorarem.... ou não... hehe
@Bastter, fazendo uma analogia com o poker (desconsiderando a possiblidade de blefe), se vc tem AA e o flop vem com possibilidades de flush e straight, apesar de sua mão ainda ser boa, talvez não seja uma boa continuar colocando $$ no pot, né??? Se vc acertou uma sequência escondida no flop, seria prudente colocar mais $$ no pot, não acha???
É claro que não seria garantia de nada.... vc pode ter o straight e perder... mas vc está jogando as probabilidades a seu favor....
Da mesma forma, acho que aportando em empresas que estão melhorando estou com as probabilidades mais a meu favor do que se aportar em empresas que estão piorando.
Acho que a principal questão desse sistema seria entender os motivos da melhora ou da piora das empresas.... evoluir e aprofundar cada vez mais o estudo delas...
Pelo que vi dos chats e do livro do @mille, ele faz algo mais ou menos parecido com isso, analisando produtividade, geração de caixa, etc.... estou errado???
Bom.... sei que vou levar muitas voadoras, mas acho que essa discussão seria um grande aprendizado pra mim!! :)
Valeu!!!