Ásia
Os mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta quinta-feira com rumos distintos, com Hong Kong e Tóquio fechando no vermelho e Xangai no azul. O mercado chinês teve recuperação após a expressiva queda de ontem e, a exemplo da véspera, as small-caps foram responsáveis por este movimento. No entanto, o fraco preço das commodities e a expectativa da reunião do BCE mantém a preocupação dos investidores.
Europa
As bolsas europeias operam na jornada desta quinta-feira com perdas moderadas, após um início negativo. A situação se inverteu com a proximidade do anúncio da reunião do Banco Central Europeu. A expectativa do mercado é para uma elevação do programa de compras de títulos realizado pela autoridade monetária.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas sinalizam para um início de jornada positivo, após fechar perto da estabilidade na sessão da véspera. O mercado aguarda para antes da abertura do mercado os balanços trimestrais do McDonald´s, Caterpillar e 3M. Números do mercado imobiliário, que serão divulgados hoje, também merecem destaque.
Brasil
O mercado brasileiro de ações, que registrou perdas na quinta-feira, deve acompanhar em parte o cenário externo, que sinaliza ser positivo. No entanto, as incertezas políticas e também fiscais, principalmente em relação ao resultado de 2015 e do orçamento de 2016. A expectativa é também entorno de novo pedido de impeachment protocolado esta semana.
Câmbio
Os negócios com o dólar comercial seguem a tendência do mercado local de ações e seguem uma rota de valorização, voltando a se aproximar dos R$ 4,00. As incertezas no cenário político local e econômico internacional, com a questão da China e dos juros nos EUA, contribuem para a volatilidade da moeda americana.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (22), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para dezembro de 2015 e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo