Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta terça-feira perto da estabilidade e sem a definição de rumos. Na China, o resultado foi levemente positivo, após as perdas de ontem e mesmo com a queda na cotação do petróleo. Os analistas estiveram atentos ao indicador que apontou a queda de 0,1% nos lucros industriais do gigante asiático, que ajuda a dar mais fundamentos para um programa de estímulo por parte do governo chinês.
Europa
Os mercados acionários europeus operam nesta terça-feira com perdas. Os números fracos da economia da China e a constante baixa do preço do petróleo impulsionam o resultado de momento nas bolsas do continente. Outra commodity que teve queda importante e afeta os negócios é o minério de ferro.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam uma abertura de negócios próxima da estabilidade, com uma tendência maior para o lado negativo em dia marcado por notícias negativas vindas da China e as baixas dos preços de commodities, como o petróleo e o minério de ferro. Os analistas também estão de olho no balanço de empresas e na reunião do Fomc, que tem início hoje.
Brasil
O mercado brasileiro de ações seguiu na última sessão a tendência internacional e fechou em queda. O cenário deve ser o mesmo na sessão de hoje, principalmente com a persistência de dados negativos da economia chinesa e a queda na cotação do petróleo e do minério de ferro. O cenário político e econômico interno também não contribuem para um desempenho melhor do Ibovespa.
Câmbio
Os negócios com o dólar comercial devem seguir pressionados, mesmo com a alta na jornada de ontem que levou a cotação de volta ao patamar de R$ 3,90. A fuga dos investidores, por todo o mundo, das bolsas deve elevar a busca por outras aplicações de maior segurança, o que pode levar a uma nova alta da moeda americana.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (27), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 10.275 contratos de novembro de 2015 para janeiro e março de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo