8 Dificuldade em diversificar a carteira de ações em setores comentada em 02/11/2015 11:46 #PAS manofds em 01/11/15 13:20 comentada em 02/11/2015 11:46 Olá pessoal, boa tarde, sou novato aqui na bastter.com e no mundo dos investimentos. Venho acompanhado os fóruns e vídeos há alguns meses. Tenho meu projeto de investimento de longo prazo e sigo a filosofia do site. Possuo reserva de emergência, tenho aplicações em RF (TD) e estou estudando empresas para me engessar na bolsa de valores com buy and hold passivo com aportes mensais com uma carteira inicial de 12 empresas. Já estabeleci critérios para ser sócio (empresas boas = lucros consistentes, dívida e caixa equilibrados e boa governança). Dificuldade que encontro é na diversificação da carteira de ações nos setores, pois seguindo os meus critérios, existem setores que não vou entrar, não vejo nenhuma empresa que preencham os meus critérios para ser sócio, como, por exemplo, siderúrgicas e telecomunicações. Com isso, acabo me vendo concentrado em determinados setores como o financeiro e o de consumo. Sei da importância da diversificação em setores da economia como forma de hedge da minha carteira. Sei ainda que aqui no site o Bastter analisa as nossas carteiras e tenho percebido que raras as vezes vejo algum comentário dele de carteira equilibrada em relação aos setores. Pergunto aos foristas como vocês lidam com a diversificação nos setores para estabelecerem suas carteiras?PS: Peço desculpas pelo tamanho do post e sim, procurei no FAQ antes de postar. Grato pela atenção.