Ásia
Os mercados de ações asiáticos encerram a jornada desta terça-feira com rumos opostos, com influência da sessão da véspera em Wall Street. No entanto, a bolsa chinesa teve importante queda com os investidores preocupados com notícias de negociações ilegais de ações e investigação de corrupção em empresas como a Dongfeng Motor Group, o que contaminou outros índices da região.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam na manhã desta terça-feira no vermelho, com o balanço de empresas com UBS e Standard Chartered, além dos desdobramentos das investigações do escândalo da Volkswagen e também o noticiário ligado à Shell. No caso do banco UBS, apesar do resultado trimestral positivo, a empresa diz que está sob expectativa das investigações da corrupção na Fifa, que pode prejudicar o resultado final.
EUA
Os índices futuros de Wal Street indicam que o início de pregão nas bolsas americanas deve ser de perdas. O dia é marcado pela agenda econômica fraca, com os investidores de olho nos dados econômicos do restante do planeta. Além disso, os analistas estão atentos também aos números do mercado de trabalho americano, que serão divulgados na quarta e na sexta-feira.
Brasil
Após ficar um dia fechado por conta do feriado de Finados, o mercado brasileiro de ações deve ter um dia de ajustes ao resultado de ontem, que foram positivos em Wall Street. No entanto, o cenário local, com dados da inflação e a disputa política no Congresso, devem também pesar para o resultado final do dia.
Câmbio
Após acumular queda de 0,7% em uma semana, a moeda americana iniciou a jornada desta terça-feira com desvalorização, também passando pelo ajuste em relação ao pregão da véspera. O cenário negativo externo e as incertezas internas podem pressionar por uma maior procura na compra do dólar comercial.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (3), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h40 às 15h45 e a segunda das 15h55 às 16h. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia 5 de novembro de 2015, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de fevereiro de 2016;
- Leilão 'B' - 4 de abril de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo