Ásia
Os mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta quarta-feira com ganhos, em dia marcado pelo IPO do Japan Post e também dados positivos da economia chinesa, o que levou ao aumento do apetite ao risco. Além disso, o resultado de ontem em Wall Street também tiveram papel importante no desempenho asiático.
Europa
As bolsas de valores europeias operam com resultados opostos na manhã desta quarta-feira. O resultado de momento é reflexo do pregão de ontem nos mercados de ações dos Estados Unidos e também de hoje na Ásia. Além disso, as ações da mineradora Glencore e da montadora Volkswagen também contribuem para o resultado.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam que a jornada desta quarta-feira sem a definição de um rumo para os mercados de ações americanos. Os investidores estão de olho nos dados do mercado de trabalho, uma vez que será divulgado nesta manhã os números das vagas abertas no setor privado americano em outubro. Além disso, a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen poderá dar sinais dos próximos passos da autoridade monetária antes de participar da reunião do Comitê de Serviços de Financiamento Imobiliário.
Brasil
Após a expressiva alta da véspera, é natural que o dia seja de ajustes no Ibovespa. Mesmo assim, os investidores devem seguir atentos aos dados do mercado externo, com destaque para os EUA, com números do mercado de trabalho. No entanto, caso o sentimento de que os preços das ações no Brasil estão baratos, pode alimentar a maior procura pelos papeis de empresas locais.
Câmbio
Os negócios com o dólar comercial foram fortemente influenciados na sessão da véspera pela forte alta do Ibovespa, em cenário de maior especulação e maior apetite ao risco. Com isso, a procura pela moeda americana foi bastante fraca. Para hoje, basta saber se o cenário irá se consolidar ou passar por um ajuste.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (4), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio, julho e setembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo