Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta terça-feira, em sua maioria, com perdas, seguindo a tendência de Wall Street registrada na véspera. Dados negativos da economia chinesa e a iminente elevação da taxa de juros nos Estados Unidos estimularam o movimento de venda de ações.
Europa
Assim como na Ásia, os mercados europeus operam nesta terça-feira com perdas. O cenário internacional é de sell-off, com os investidores saindo dos mercados de ações para buscar a segurança em outros investimentos. A preocupação com a economia da China e os próximos passos do Fed estão na pauta de todos.
EUA
Os índices futuros de Wall Street sinalizam para mais uma jornada de perdas para as bolsas americanas. A agenda da semana, com poucos indicadores de destaque, traz hoje o índice de inflação dos produtos importados e dos exportados. Com isso, o foco deve se manter nos problemas da economia global e também nas especulações sobre os juros americanos.
Brasil
Além de todo cenário externo de incertezas, com a possibilidade do aumento dos juros pelo Fed e também do ritmo de crescimento da China, os investidores também estão preocupados com a cena interna. A dificuldade em aprovar as propostas aumentam a cada dia as especulações da saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ainda neste ano.
Câmbio
Com diversos fatores influenciando os negócios com o dólar comercial, nada mais natural para a moeda americana do que a volatilidade em sua cotação. No entanto, mesmo com todas as questões sobre China, aumento dos juros e política interna, a divisa tem se mantido dentro do patamar de R$ 3,80.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (5), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 4 de abril de 2016;
- Leilão 'B' - 4 de julho de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou para esta quinta-feira (5), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio, julho e setembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo