Ásia
Os mercados acionários asiáticos encerram a jornada desta quinta-feira com rumos distintos, mas com o resultado fraco. Os investidores seguem preocupados com o enfraquecimento dos preços das commodities, o ritmo de crescimento da economia chinesa a iminente elevação das taxas de juros na economia americana.
Europa
Após um início de jornada negativo, as bolsas da Europa chegaram a reverter a tendência com as notícias de que o Banco Central Europeu pode flexibilizar sua política monetária. No entanto, os resultados de balanços de empresas do continente e também a s preocupações com os preços das commodities, desempenho da China e juros dos EUA, afetam os negócios.
EUA
Em mais um dia sem indicadores de destaque na agenda econômica, os índices futuros das bolsas americanas indicam para um início de jornada com perdas. Um fator que deve atrair as atenções dos investidores é um pronunciamento da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, em uma conferência em Washington.
Brasil
Na jornada da véspera, o mercado local de ações ignorou a cena externa e fechou com importante alta. O indício de acordos no Congresso para a aprovação de medidas do pacote de ajuste fiscal e rumores de que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, poderia substituir Joaquim Levy no ministério da Fazenda animaram os investidores.
Câmbio
Assim como no mercado de ações, a cotação do dólar comercial teve um dia favorável, com a divisa americana apresentando recuo em meio a um cenário interno favorável e benéfico para investimentos de maior risco.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (5), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 4 de abril de 2016;
- Leilão 'B' - 5 de julho de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou para esta quinta-feira (12), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio, julho e setembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo