Ásia
Os mercados de ações da Ásia encerram a jornada desta sexta-feira com perdas. O dia foi de sell-off, com os investidores preocupados com o desempenho do crescimento da economia chinesa e o baixo valor dos preços das commodities, em especial o petróleo. Além disso, o mercado dá como certa a elevação dos juros americanos na próxima reunião do Federal Reserve.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam nesta sexta-feira com perdas, seguindo a tendência dos mercados asiáticos e também da americana da véspera. A exemplo de outras praças, o baixo preço das commodities prejudicam os ânimos dos investidores. No cenário local, destaque para as especulações de uma possível oferta da gigante agrícola Syngenta pela ChemChina. A oferta seria de US$ 42 bilhões.
EUA
Os índices futuros as bolsas americanas indicam que a jornada desta sexta-feira será indefinida para os mercados de ações de Wall Street. O dia tem a divulgação de importantes indicadores econômico, com destaque para as vendas do varejo e a inflação ao consumidor.
Brasil
A jornada desta sexta-feira no mercado local de ações deve ser em linha com as bolsas internacionais, principalmente devido à queda nos preços da cotação do petróleo. Além disso, os investidores vão digerir o resultado do balanço da Petrobras de terceiro trimestre de 2015. Os juros americanos e a política interna também seguem na pauta.
Câmbio
O dólar comercial tem se mantido relativamente estável nas últimas sessões, com a divisa se mantendo abaixo de R$ 3,80. Na sessão hoje pode haver uma pressão compradora por conta de um movimento de perdas nas bolsas pelo mundo, com a divisa sendo uma fuga natural para os investidores.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (13), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio, julho e setembro de 2016.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo