Pessoal, um amigo está com uma dúvida sobre linhas de crédito imobiliário e como sou cru na área, resolvi perguntar aqui que só tem fera! Vou tentar omitir valores por proteção mas não sei se isso vai bagunçar o raciocínio. Transcrevo o texto:
"Estou adquirindo um imóvel e precisarei financiar 45%.
As opções de financiamento imobiliário para imóveis de valor acima de 750k na CEF e no BB tem taxa de juros variando, respectivamente, entre 10,02% e 11,29% e CET entre 11,59% e 12,46%.
Numa simulação de financiamento em 420 meses (prazo máximo) pelo sistema SAC as prestações ficam R$ 210.00 mais baratas pela CEF.
Esta modalidade de crédito imobiliário exige que o imóvel fique em garantia do empréstimo, geralmente sob forma de hipoteca.
Existe uma outra opção que me foi dada pela gerente do BB que seria o empréstimo consignado em folha de pagamento, todavia, nesta modalidade de empréstimo o prazo máximo é de 96 meses, a taxa de juros pode chegar a 1,1% a.m. e o valor da primeira parcela seria bem mais alt (até pelo prazo bem mais curto).
Como se trata de empréstimo consignado em folha de pagamento, o imóvel não fica hipotecado, já que a garantia do banco é o desconto em folha. Consequentemente, não há necessidade de reunir toda a papelada para confeccionar o contrato de financiamento, nem despesas cartorárias com o registro de hipoteca, basta aguardar a liberação da margem consignável pela fonte pagadora e o dinheiro cai na conta em poucos dias após aprovado o crédito.
Outra vantagem propalada pelo gerente é que no caso de amortização das últimas parcelas o desconto dos juros é considerável, de modo que, dependendo do valor disponível para o abatimento, consegue-se quitar mais de dez parcelas de uma vez.
Diante deste panorama, pergunto qual seria a melhor opção, financiamento bancário normal ou consignado em folha?"
Se puderem esclarecer, agradeço.
@Nod.RJ
@evs
@janesrcosta
@eduardo.cavalcanti
Demais colegas e opiniões são bem vindos.