Ásia
Os mercados de ações da Ásia sofreram nesta segunda-feira mais um movimento de sell-off, com as ações de companhias áreas e de empresas ligadas ao setor de turismo puxando as perdas. O temor é de uma queda significativa no setor após os brutais atentados em Paris na noite de sexta-feira.
Europa
As bolsas europeias operam no azul nesta segunda-feira, com os analistas ainda avaliando os impactos dos atentos da última sexta-feira em Paris nos mercados financeiros. Na Ásia, as ações de empresas ligadas ao setor de turismo puxaram o resultado negativo.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam para um início de jornada positivo, mas ainda perto da estabilidade. Os investidores também avaliam os impactos dos atentados de Paris nos mercados financeiros, mas o grande foco é a ata da reunião do Fomc, que será divulgada na quarta-feira e pode trazer pistas sobre a elevação da taxa de juros americanas.
Brasil
As especulações sobre a permanência ou não do ministro da Fazenda Joaquim Levy, a expectativa da ata do Fomc e a divulgação de importantes índices de inflação devem iniciar um movimento de bastante especulação nos mercados locais de ações, com uma tendência a certa volatilidade.
Câmbio
Assim como no mercado local de ações, a jornada tem certa tendência à especulação, com os investidores repercutindo os atentados de Paris, o cenário interno e também a expectativa da divulgação da ata da reunião do Fomc.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (16), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016 e janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo