Ásia
Os mercados de valores da Ásia encerram a jornada desta quarta-feira com rumos distintos. Os investidores adotam uma postura cautelosa em meio a um novo cenário geopolítico pós os atentados de Paris na última sexta-feira. Além disso, há também a repercussão do resultado de ontem em Wall Street, que fechou perto da estabilidade. Outro fator é a queda dos preços das commodities.
Europa
As bolsas europeias operam em queda nesta quarta-feira, com a preocupação com os desdobramentos dos atentados de Paris na pauta dos investidores. Nesta manhã, uma operação policial nos arredores da capital francesa terminou com cinco pessoas presas e uma morta. Além disso, há relatos de que um voo da Air France teria sofrido ameaça de bomba.
EUA
Os índices futuros de Wall Street indicam que a jornada desta quarta-feira deve iniciar com perdas para as bolsas americanas. O grande destaque do dia é a divulgação da ata da reunião do Fomc, que será divulgada na parte da tarde, mas há também um cenário de preocupação com os desdobramentos pós-atentados.
Brasil
O mercado brasileiro de ações encerrou a jornada da véspera com ganhos seguindo as bolsas externas. No entanto, após o fechamento local, os índices de Wall Street perderam força, o que pode levar a um ajuste no início da sessão. Além de todo o cenário externo, o interno também merece destaque, principalmente após o Congresso manter ontem etos da presidente Dilma, com relevância maior para o que impede o reajuste de salário dos servidores do judiciário federal.
Câmbio
O dólar comercial encerrou a jornada de ontem praticamente estável, em meio um cenário que se mostrava favorável no cenário externo. Para está quarta-feira, a situação parece ser diferente, com as especulações sobre o que será divulgado na ata da reunião do Fomc, além das preocupações com a cena externa.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (18), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo