Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a jornada desta quinta-feira com ganhos. Os investidores ficaram animados com o anúncio da ata da reunião do Fomc. O documento do Federa Reserve mostra que a maior parte dos membros do comitê vê como possível o aumento dos juros na próxima reunião, mas admitem que a decisão deve ser adotada com cautela e levando em conta o cenário econômico.
Europa
Os mercados de ações europeus operam no azul na jornada de hoje seguindo as tendências das bolsas da Ásia e da ata da reunião do Fomc. Se por um lado o Federal Reserve indica que pode elevar os juros na reunião de dezembro, por outro assegura que o cenário econômico ainda é preocupante e deve ser levado em conta antes de qualquer decisão. No cenário local, os desdobramento das investigações dos ataques terroristas de Paris seguem na pauta.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que o mercado deverá abrir a quinta-feira com ganhos. Ontem, após a ata do Fomc, os índices de Wall Street, em especial o Dow Jones, tiveram alta de 0,8%. Agora, o mercado começa a focar as atenções na próxima reunião do Fed, que está marcada para os dias 15 e 16 de dezembro.
Brasil
O mercado local de ações encerrou a jornada de ontem com ganhos, mas perdendo força em relação ao restante do dia. Como o fechamento do Ibovespa foi praticamente simultâneo à divulgação da ata do Fomc, a abertura deve ser positiva, passando por um ajuste e também seguindo a tendência positiva que se desenha para o pregão desta quinta-feira.
Câmbio
Diante de um cenário otimista na véspera, o dólar comercial perdeu praticamente 1% na sessão, encerrando a R$ 3,7820. Apesar de um possível ajuste após uma queda expressiva, o cenário favorece um dia com maior apetite ao risco por parte dos investidores, o que estimula a menor procura para moeda americana.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (19), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 12.120 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo