Sou novato e há dias tenho pesquisado aqui no site sobre empresas que são boas com vistas a me tornar sócio delas. Aprendi que um dos critérios principais para a escolha da empresa é se ela tem lucro constante. Partindo deste princípio e após ter escolhido as empresas do índice IBRX (100 empresas), verifiquei no site os balanços e mais alguns pontos de cada uma dessas empresas. Concluída essa análise, SELECIONEI 30 empresas. (ou: 33% do índice)
Para selecionar essas empresas utilizei as seguintes legendas, padronizadas por mim:
LC = Lucro Constante | LI = Lucro Inconstante | LD = Lucro Decrescente | PC = Prejuizo Constante | PI = Prejuízo Inconstante | NP = Não presta de ruim que é rsrs
Resumindo: das 100 empresas analisadas, somente 30 passaram pelo filtro para serem selecionadas.
Ao analisar as empresas selecionadas fui anotando alguns “diferenciais” com o intuito de usá-los como filtro, para então ESCOLHER as empresas para ser sócio.
1 - Filtro DIV/LL – das 30 empresas selecionadas, excluí todas as que tinham div/ll maior que 3.
2 - Filtro ROE – das 18 empresas que sobraram após o 1º. filtro, excluí todas as que tinham roe menor que 15.
Resultado: sobraram 10 empresas das 100 iniciais, ou seja: 10%.
Critério para definir o Peso (%) do capital total a investir em cada empresa: utilizei o ROE para dar peso a cada empresa. (peso maior = 12,56% e peso menor = 7,25%)
Conclusão: das 10 empresas que escolhi, verifiquei o seguinte:
-Crescimento LL médio (3 anos) = 20%
-ROE médio = 21%
-PY médio = 39%
-Div/LL médio = 1,4
-DY médio = 4%
-Votação Média (somatório dos votos dos 3 quesitos no site) = 249 pontos