Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta quinta-feira com rumos opostos. O destaque ficou para a China e parte do resultado foi motivado pela alta dos preços do barril do petróleo. Além disso os investidores seguem cautelosos na espera dos números do mercado de trabalho dos EUA.
Europa
Os mercados acionários europeus operam na manhã desta quinta-feira com alta, em meio a um cenário de expectativa dos analistas para um anúncio de plano de estímulo por parte do Banco Central Europeu. Às 10h45, horário de Brasília, a autoridade monetária da zona do euro faz o anúncio com o resultado de sua reunião.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que o início da jornada será de ganhos importantes para os mercados locais, em um cenário em que os investidores seguem na expectativa do anúncio do BCE e também de dados que possam dar sinais de quais serão os próximos passos do Federal Reserve.
Brasil
O mercado brasileiro de ações encerrou a jornada de ontem com perdas. Para hoje, a expectativa é em relação a forma que o mercado irá reagir ao aceite do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Um dos termômetros pode ser o desempenho das ações de empresas brasileiras na bolsa de Nova York após o anúncio (os mercados brasileiros estavam fechados), que foi bastante positivo. Agora resta saber se está será a tendência do dia.
Câmbio
Assim como o mercado de ações, os rumos dos negócios do dólar comercial nesta quinta-feira é bastante incerto. O cenário externo desenha-se favorável ao apetite ao risco, o que levaria a uma queda na cotação da divisa. No entanto, a cena política pode tanto dar força a este movimento, quanto seguir na direção oposta.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (3), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de fevereiro de 2016;
- Leilão 'B' - 3 de maio de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para maio e setembro de 2016 e janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo