Sempre fui trabalhador assalariado e contribuinte do INSS via CLT, atualmente já somo uns 10 anos de contribuição.
Em 2013 como estava com oferta de serviços com necessidade de nota fiscal, então resolvi fazer o MEI sendo a sugestão de melhor opção na época segundo 2 contadores que procurei.
No fim das contas após abrir o MEI não cheguei a utilizar, não peguei alvará e tbm não paguei as taxas mensais... Apenas fiz pela internet e nunca mais olhei (sempre continuando registrado).
Este fim de ano rersolvi tirar a "empresa" do papel e fui ao Sebrae obter mais orientações, inclusive já estou fazendo o Empretec (começa dia 08/12).
Minha surpresa foi uma orientadora afirmar que neste periodo de 2 anos (Dez 2013 pra cá) minha contribuição via CLT não serviu de nada, e que eu ainda devo as taxas do MEI do periodo. A mesma afirmou que quando optamos pelo MEI praticamente jogamos fora toda contribuição que ja foi ou será feita de outra forma. Segundo ela os regimes não se somam nem se acumulam, quando optamos pelo MEI (15 anos de contribuição minima p/ 1 salario min) abrimos mão da aposentaria convencional via CLT (35 anos+idade e media do salarios).
Bom eu não sabia se tacava minha cabeça na parede ou oferecia um Uber pra algum taxista aqui em SP. PQP foram 2 anos com descontos de cerca de 450~550 reais por mês, fora o que já tinha contribuido.
Alguém tem alguma sugestão de como tentar minimizar essa cagada ??? Voi ir ao INSS, mas queria saber dos amigos as opções para poder argumentar caso algum canalha lá fique com impedimentos aleatorios. Vlw mesmo.