Ásia
As bolsas de valores da Ásia fecharam a jornada desta quarta-feira com perdas, em dia que os mercados ficaram “digerindo” a divulgação de indicadores econômicos divulgados pela China e pelo Japão. O preço do petróleo apresentou ligeira recuperação, após quase atingir o menor valor em seis anos. Além disso, o fechamento negativo ontem em Wall Street também influenciou os negócios.
Europa
Os índices acionários europeus operam nesta quarta-feira no vermelho, depois de um início positivo. Os mercados ensaiam uma recuperação após a queda da véspera em dia de sell-off global e também pela recuperação na cotação do petróleo. No entanto, as preocupações com a economia global ainda preocupam os investidores.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que a quarta-feira deve começar no vermelho para Wall Street. O resultado negativo da Ásia e o de momento na Europa ajudam a alimentar as especulações de um cenário incerto por todo o mundo. Para ajudar o contexto, a agenda econômica mais uma vez não reserva a divulgação de indicadores de destaque da economia dos EUA.
Brasil
O mercado de ações do Brasil seguiu ontem a tendência internacional e fechou em queda, principalmente puxado pelo desempenho de ações de empresas ligadas às commodities. O clima de incerteza segue, e deve ser amplificado pelas disputas em Brasília pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, que terá novos capítulos nesta quarta-feira após o ministro Luiz Fachin, do Supremo, suspender a comissão eleita pela Câmara para analisar o processo de impedimento.
O clima incerto e tenso deve mais uma vez influenciar o dólar comercial, que na jornada de ontem já teve valorização superior a 1%. A expectativa é esse cenário perdure, pressionando ainda mais a divisa, apesar de uma possível realização depois do resultado da véspera.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (9), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e setembro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo