Eu já entendi - e pratico isso - que a ideia é não girar patrimônio e levar os títulos até o vencimento. Entendi, igualmente, que o que leva a riqueza são os fatores aporte (quantidade e frequência) e tempo, ok.
Porém, em um caso concreto, não consigo entender porque não seria vantajoso vender antes do vencimento e, portanto, solicito ajuda dos mais entendidos, inclusive na matemática. REPITO: não quero fazer rolo!
Tenho uma quantia razoável da minha carteira de RF em LTN 2017 com taxa contratada de 12%.
Todos os aportes tem mais de 720 dias e estão com o mínimo de IR (15%).
Não vou precisar desse dinheiro em 2017 e iria reinvestir de qualquer forma assim que resgatasse.
Pergunto: qual seria a desvantagem de vendê-los e já realocar o dinheiro em outros títulos pré-fixados com vencimento mais distante (cujas taxas estão próximas a 16% a.a)? Pensei até em dar uma diversificada de acordo com o TSDB, porque quando apliquei há tempos atrás tinha mais "medo" do longo prazo e de outros títulos. Não que saiba muito, mas já aprendi bem mais do que quando investi lá atrás.
Só quero aprender, não estou caçando oportunidade nem querendo rolo, só não vejo utilidade no momento para esse título e queria antecipar o reinvestimento.
P.s: venho acompanhando e lendo o fórum mas não vi nada sobre isso especificamente.