Ásia
Os mercados acionários da Ásia fecharam a jornada desta quinta-feira com ganhos, como uma reação positiva à decisão do Federal Reserve de elevar os juros dos Estados Unidos de forma gradual. A interpretação do mercado é que o Fed vê uma recuperação da economia americana, mas que adotará cautela para fazer mudanças dado a um cenário ainda incerto.
Europa
As bolsas europeias operam no azul na manha desta quinta-feira, com os investidores repercutindo a decisão do Fomc que elevou a taxa de juros da economia americana. O grande alivio para os mercados globais foi a confirmação, por parte da presidente do Fed, Janet Yellen, que a elevação dos juros será gradual e cuidadosa.
EUA
Depois de fechar com ganhos na quarta-feira com a decisão sobre a mudança na política monetária americana, os índices futuros das bolsas americanas indicam que a quinta-feira deve começar também com ganhos. Na pauta do dia, alguns indicadores de destaque, como o de pedidos de auxílio-desemprego e também o que mede a atividade econômica no distrito da Filadélfia.
Brasil
Em meio ao noticiário bastante conturbado no cenário interno, e com os investidores também atentos aos dados da economia global, como a elevação das taxas de juros nos EUA, o mercado brasileiro de ações fechou a jornada da véspera em leve alta. Apesar do movimento positivo no exterior, a cena local deve seguir pressionando o Ibovespa e também o dólar comercial.
A moeda americana encerrou a jornada da véspera com ganhos em meio a um cenário tenso, com o noticiário político e econômico local ainda tendo um papel importante nos negócios. Com isso, a alta do dólar comercial ontem foi de 1,1% a R$ 3,9230.
O Banco Central agendou para esta quinta-feira (17), dois leilões de venda conjugados com leilão de compras de dólar. A primeira sessão será das 15h15 às 15h20 e a segunda das 15h30 às 15h35. Serão aceitos no máximo US$ 500 milhões, a serem distribuídos, a critério do Banco Central do Brasil, entre os leilões acima mencionados.
As operações de venda do BC serão liquidadas no dia janeiro e abril de 2016, com as datas das liquidações das operações de compra do Banco Central:
- Leilão A' - 2 de fevereiro de 2016;
- Leilão 'B' - 2 de março de 2016.
Além disso, o Banco Central agendou uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e setembro de 2016 e janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo