Ásia
Os mercados de ações da Ásia tiveram uma jornada de quarta-feira bastante tranquila, após um forte rali ontem em Wall Street e com os preços das commodities, como o petróleo, recuperando parte das perdas. No Japão, não houve pregão por conta do feriado do aniversário do imperador, enquanto as outras praças entram agora em recesso por conta do Natal.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam na manhã desta quarta-feira com ganhos, impulsionadas pela recuperação dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Os mercados do continente seguem praticamente o resultado da véspera em Wall Street e da madrugada na Ásia.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos EUA indicam que a abertura de jornada desta quarta-feira será positiva, com o dia reservando indicadores importantes, como o de vendas de casas novas e dos pedidos de bens duráveis, sendo praticamente os últimos índices de maior relevância para o mercado em 2015.
Brasil
O mercado brasileiro de ações teve na jornada de terça-feira leve recuperação, após a queda expressiva do início da semana com a posse do ministro Nelson Barbosa. A tendência, em um final de ano sem grandes notícias no cenário político, é que os índices acionários sigam o mercado externo e fiquem hoje no azul.
O mesmo deve acontecer com o dólar comercial, que ontem teve importante queda e voltou a fechar abaixo dos R$ 4,00. A queda da moeda americana no mercado global e a recuperação do petróleo devem contribuir para este cenário mais tranquilo no último dia útil da semana.
O Banco Central agendou para esta quarta-feira (23), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e outubro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo