Ásia
Os mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta terça-feira com ganhos, com os mercados como do Japão e da Coreia do Sul apenas anulando as perdas da parte da manhã. Além disso, o fechamento da bolsa chinesa foi antecipado por conta de um feriado local. Os investidores seguem atentos aos preços do petróleo e a dados da economia da China.
Europa
As bolsas de valores da Europa operam com ganhos na manhã desta terça-feira, com o resultado da madrugada asiática puxando os índices acionários do continente. Apesar do início aparentemente positivo, as ações das principais empresas de mineração da região registram perdas consideráveis.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos indicam um início de jornada desta terça-feira com ganhos. O dia reserva a divulgação de indicadores do mercado imobiliário e também da confiança do consumidor. Mas os preços do petróleo podem ter um papel de destaque nos papéis em caso de alguma oscilação fora dos padrões.
Brasil
Como era de se esperar o mercado brasileiro de segunda-feira foi marcado por um baixo volume de negócios, cenário que deve ser repetido hoje. Além disso, as bolsas seguiram as bolsas externas e fecharam o dia com perdas moderadas. Para hoje, com as bolsas em alta na Ásia, Europa e EUA, e sem fatores internos capazes de influenciar as ações, é de ganhos para o mercado local.
Com pouco volume de negócios, e no fechamento de 2015, o movimento nos negócios com o dólar comercial ontem foi de vendas, o que levou a uma expressiva queda de 2,25% em uma única sessão, fazendo com que a divisa encerra a R$ 3,8650. Para hoje, a tendência é de uma leve recuperação, para que os investidores possam realizar lucros e que a moeda passe por um ajuste. No entanto, um menor volume de negócios contribui para um cenário menos previsível.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (29), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.260 contratos de dezembro de 2015 para junho e outubro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo