Ásia
O primeiro dia útil de 2016 foi marcado por perdas expressivas nos mercados de ações da Ásia. Os investidores seguem preocupados com os mesmos fatores que chamavam a atenção no final do ano passado: cotação do petróleo, força do dólar e juros americanos. Além disso, a demanda da economia global também teve papel importante na jornada. No entanto, o forte movimento de vendas de hoje está ligado aos dados negativos da economia chinesa. Em Xangai, o circuit-breake chegou a ser acionado no final da sessão.
Europa
As bolsas europeias operam com queda na manhã desta segunda-feira, com os investidores seguindo a tendência das bolsas europeias, que sofreram fortes perdas com o desempenho das bolsas chinesas. As questões da economia do gigante asiático e as preocupações com o conflito geopolítico ente a Arábia Saudita e Irã são pontos que contribuem para o desempenho negativo.
EUA
Seguindo a tendência dos mercados internacionais, os índices futuros de Wall Street indicam que a jornada desta segunda-feira será de perdas expressivas também para as bolsas americanas. As questões entre Irã e Arábia Saudita, além de dados da economia chinesa, levam os investidores a fugirem do mercado de ações, o que causa a desvalorização expressiva de momento.
Brasil
Depois de encerrar a última semana de 2015 no vermelho e na casa dos 43 mil pontos, o mercado de ações brasileiro deve seguir a tendência das bolsas externas nesta segunda-feira, com o dia reservando menos indicadores de destaque por aqui, que surgirão no decorrer da semana, essa sim deve ser movimentada.
No acumulado de 2015, o dólar comercial somou quase 40% de queda, com a tendência de valorização surgindo nas últimas semanas do ano passado, com o noticiário político e econômico pesando no rumo da cotação da divisa. Os dias devem ser movimentados para a divisa, que seguirá volátil nas próximas jornadas.
O Banco Central agendou para esta segunda-feira (4), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para junho e outubro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo