Ásia
As bolsas de valores asiáticas encerram a primeira semana de 2016 sem a definição de um rumo comum. O período foi marcado por sessões de alta volatilidade, com perdas expressivas sendo registradas e o pregão suspenso nos mercados chineses em duas ocasiões. Hoje, as bolsas da China tiveram ganhos, com o destaque negativo do continente ficando para Tóquio.
Europa
Nos mercados europeus, a manhã desta sexta-feira é marcada por ganhos nas principais praças, seguindo a tendência da maior parte dos índices asiáticos. Entre o destaque, está a repercussão da suspensão do circuit-breaker np mercado de ações da China, que teria alimentado os especuladores. No entanto, a preocupação com a economia do gigante asiático e a cotação do preço do petróleo seguem no radar dos investidores.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores americanas indicam que o começo do pregão desta sexta-feira será positivo para Wall Street. A recuperação dos mercados nesta sexta-feira e a agenda do dia reservando a divulgação dos números do mercado de trabalho dos Estados Unidos animam os investidores. No entanto, o sentimento de insegurança e cautela seguem na pauta.
Brasil
O mercado brasileiro de ações seguiu a tendência das bolsas de todo o mundo na quinta-feira e encerrou com forte queda em mais um dia de sell-off. Sem fatores no cenário político, os fatores externos seguem dominando a pauta dos investidores, com a preocupação com a China e cotação do petróleo se destacando entre as preocupações. Para hoje, dados do mercado de trabalho americano estão na pauta dos investidores. A tendência é de uma abertura do mercado brasileiro no azul.
O dólar comercial manteve na jornada de véspera a tendência de alta, encerrando no patamar de R$ 4,05. As incertezas dos mercados internacionais alimentam uma procura maior para moeda americana, que deve permanecer bastante volátil enquanto durar este momento incerto da economia chinesa.
O Banco Central agendou para esta sexta-feira (8), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para junho e outubro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo