Já ouviram falar nisso ? É a estratégia de alugar os ativos iguais aos que você possui (ex ações BBAS3) na mesma quantidade que você possui, dando em garantia esses mesmo ativos.
A idéia aqui é não vender o papel que você tem – por alguns motivos que veremos – e utilizar estes papéis como garantia (margem) para alugar, como Tomador, a mesma quantidade deles, caso você perceba que o mercado começou a cair. Você, então, vende o papel alugado no preço em que teria lucro, caso vendesse o papel que é seu de fato (aquele que você deu como margem).
Uma alternativa, é comprar opções de venda (put), para se garantir da queda do papel. Porém, esta escolha pode ser muito cara, devido ao prêmio cobrado. Ações muito baratas tem uma relação prêmio por ação muito maior do que ações caras. Por exemplo, quando PETR4 estava custando R$ 6,73 reais a opção de venda PETRM60 estava custando R$ 0,05, ou seja, a opção de venda custa 0,75% do valor da ação vencendo em 13 dias corridos. Já a taxa de aluguel gira atualmente em torno de 7% ao ano (0,58 ao mês). Assim, dependendo do prazo de aluguel e da quantidade, sairá mais barato tomar em aluguel a mesma quantidade que você possui de PETR4. Não esquecer das taxas da corretora e da BMFBOVESPA. Outro problema das puts é que você terá de renovar a put de forma que ela não chegue na data de exercício.
Alguns motivos para operar Short Selling Against the Box:
1 – você quer ficar com o papel no intuito de receber dividendos ou juros sobre capital próprio (isto é, fica com os papéis até se tornarem ex-juros) e, então, você não perde todo o lucro que teria vendendo o papel naquela hora. Você ganhará os dividendos e o short selling que você fez e descontará os custos de aluguel.
2 – você comprou o papel muito barato e acredita que não vale a pena vender naquele momento, aproveitando apenas uma retração de curto prazo
3 – você simplesmente gosta da empresa e não quer vender a ação
4 – o papel está custodiado em outra instituição (seu banco por exemplo) e você quer vender, mas não dá tempo de transferi-lo para sua corretora – neste caso, você precisará deixar uma garantia para alugar.