Ásia
Os principais mercados de ações da Ásia fecharam a jornada desta terça-feira com perdas, com e exceção ficando para a China. A preocupação na região segue prejudicando a confiança dos investidores em meio aos baixos preços do petróleo e também a cautela devido às questões em relação à economia chinesa. No Japão, após o feriado de ontem, o mercado retomou hoje e registrou expressiva queda.
Europa
Nas bolsas de valores europeias, após um começo de jornada com perdas, a situação se inverteu e quase todas as praças operam no azul. A situação acontece mesmo com a cautela dos investidores em relação à China e também com a cotação do petróleo se aproximando do patamar de US$ 30. Uma das explicações para este movimento de compra, nesta terça-feira, é que o baixo preço das ações voltou a atrair a atenção de investidores.
EUA
Os índices futuros das bolsas de valores dos Estados Unidos indicam que a terça-feira deve começar positiva para o mercado de ações de Wall Street. Apesar de um resultado pouco melhor, a preocupação dos investidores segue sendo com a economia chinesa e a queda do preço do petróleo no cenário global. Nesse sentido, Wall Street sinaliza que seguirá a tendência europeia mesmo em meio as incertezas.
Brasil
O cenário global negativo, que derruba o preço do petróleo e indica uma desaceleração acentuada na economia da China afetam diretamente o mercado local de ações, por atingir empresas com impacto importante no Ibovespa, como é o caso da Petrobras e da Vale, o que levou o principal índice brasileiro a encerrar abaixo dos 40 mil pontos. Para hoje, sem fatores na agenda local, a tendência é de uma leve recuperação no mercado acionário.
Com o dólar comercial, a situação não foi muito diferente. Com as incertezas dominado o cenário, a procura pela moeda segue aquecida, mas em um ritmo menos acentuado do já visto na semana anterior. A expectativa do mercado é que a divisa permaneça instável, mas que possa ter um ajuste nos negócios desta terça-feira.
O Banco Central agendou para esta terça-feira (12), uma sessão de leilão de rolagem de swap cambial. Ele está marcado para as 11h30, com duração de 10 minutos, vai ofertar aos mercados até 11.600 contratos de fevereiro de 2016 para junho e outubro de 2016, além de janeiro de 2017.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo