Reportagem do fina de semana do San Antonio Express News mostra como está se reduzindo drasticamente o número de sondas de petróleo e gás em território norte-americano em todas as áreas, até mesmo na mais rentável delas,a formação geológica conhecida como “Eagle Ford”, no Texas.
Em outubro de 2014, quando os preços começaram a cair forte, eram 1609 sondas operando nos EUA. Semana passada, baixou este número para apenas 516, ou 68% a menos.
Na formação Eagle Ford, onde em julho de 2014 218 sondas operavam, quinta-feira passada não chegavam a um terço: 71, apenas.
Adkins Marshall, diretor de pesquisa de energia da Raymond James, em Houston, citado no jornal, diz que as áreas de exploração do shale “estão se tornando rapidamente um terreno baldio” e que “abaixo de US$ 50 a indústria simplesmente não funciona”. a imprensa norte-americana começa a alertar para a inviabilidade dos investimentos na produção do “shale oil” e do “shale gas” que dobraram a produção de petróleo do país e, com isso e a recessão mundial, forçaram a baixa mundial do preço, uma vez que os países da Opep – sob o comando da Arábia Saudita – não aceitaram reduzir sua produção, criando excesso de oferta global.
New year brings more headaches for oil industry - San Antonio Express-News