Boa tarde, estou em vista de comprar um imóvel em Botafogo, do tipo apartamento casa ou casa de vila, para fugir dos condomínios altos, porque atualmente tenho pagado, aproximadamente, 1000 reais de condomínio para não usufruir nada e vi que é um dinheiro jogado no lixo, que eu poderia muito bem estar investindo em algo.
Enfim, vi um apto maravilhoso com planta e metragem execelentes, todo reformado hidráulica e elétrica, nada a fazer, só que tem três inconvenientes: como é térreo e nunca morei num partamento assim, tenho receio de gerar infiltração originária do solo, dá mesmo com alguma frequência nesse tipo de apartamento: térreo?
A "tampa" da caixa de gordura/esgoto fica na área externa, logo quando der algum problema ou revisão, terão que entrar no meu apto.
Terceiro inconveniente que foi o que mais motivou essa pergunta:A LOCALIZAÇÃO , sei que o Bastter fala toda hora que imóvel é localização, então, a Rua dele no final da Rua , você vê a favela Santa Marta e no começo da rua, se vê um pedaço da favela da Ladeira dos Tabajaras com o cemitério São João batista de pano de fundo, no meu imóvel não se vê nada , porque ele é lateral e recuado, mas se botar o pé na rua, a pessoa vê obviamente.
Meu questionamento é porque eu não confio nesse modelo de UPP, para mim é fadado ao fracasso e tenho receio de que volte a ter confronto nessas favelas, logo suponho que o imóvel possa no futuro ficar desvalorizado por isso. Não sei se é muita viagem da minha cabeça, mas quem conhece bem Botafogo ou mora por ali, poderia me responder melhor sobre isso.
Se vale à pena essa localização ou não?
Eu tenho neurose, porque minha infância foi em Piedade num apto de frente para o morro do 18. Quando minha mãe comprou em final dos anos 80, ela dizia q era só mato aquilo lá e tinha até boi pastando, mas em início de 90 começou a pipocar a favela e tinha tiroteio todo dia em 1998,1999, que eu me lembro que tinha que dormir no corredor ou na cozinha, porque as janelas desses cômodos eram os únicos que não davam para o morro e minha avó colecionava as balas perdidas que caíam no quintal da casa dela que era ao lado.
Conseguimos vender esse apto na época quase a preço de banana e depois colocaram UPP, mas só abafou momentaneamente a coisa lá, hoje soube que os bandidos retomaram a favela e continuam os tiroteios.
Vi imóveis em outras ruas de Botafogo, um pouco mais distantes do Santa Marta, todavia, são imóveis que precisarão de reparos: trocar elétrica toda, alguns até hidráulica e não conheço profissionais gabaritados, que façam um serviço bem feito a preço justo para realizarem esses serviços.
Porque pintura e troca de piso é até fácil achar quem o faça e isso não tem muita ciência. Agora, eletricidade e parte hidráulica teria que ver alguém confiável ou até o caso de colocar nas mãos de uma empresa especializada. Alguém já sofreu com o mesmo problema?
Agradeço a quem responder.